Translate

segunda-feira, 9 de junho de 2014

"Acordei, e agora??"

"Ok, já percebi que preciso mudar meus hábitos alimentares e banir o sedentarismo da minha vida, mas como faço isso?"- Foi essa a pergunta que me fiz em Julho/2013 e vou compartilhar com vocês algumas das minhas experiências. Experiências essas que me fizeram, aos poucos, mudar meu estilo de vida:

1) Com o acesso que temos hoje à internet, ficou tudo mais fácil: eu fui até o Google e pesquisei palavras chaves sobre assuntos que eu gostaria de esclarecer, alimentos que queria informação nutricional, relatos de pessoas que levavam vida saudável, receitas fit,  etc...

2) Não tive vergonha de seguir blogs ou rede sociais de pessoas que me inspirassem, algumas famosas  e outras nem tanto, mas que estavam mais próximas de minha realidade. Dentre alguns blogs que recomendo (além do meu hihihi), estão o da minha querida amiga e também scrapper Tania Martyns com seu Projeto Transformação 350 dias e talvez a minha maior fonte de incentivo; o blog da Michelle Franzoni, que hoje faz sucesso em várias mídas mas que também é grande fonte de inspiração; e o Instagram de várias pessoas que como eu, buscam incentivo, inspiração, receitas, dicas e tudo o mais que se relaciona à qualidade de vida.

3) Foco, muito foco, na hora de fazer compras. Evitei qualquer coisa que pudesse "me distrair"(chocolates, bolachas recheadas, refrigerantes, etc) e passei a dizer muitos "nãos". No começo não é fácil, a gente tem vontade sim de comer tudo o que passou a vida inteira comendo desenfreadamente; com o passar das semanas, você nem liga mais e isso é surpreendentemente maravilhoso!!! E não, não é mais caro comprar alimentos saudáveis!

4) Passei a comprar tudo integral: pão, torrada, arroz...sempre atenta ao rótulo (cuidado com pães integrais, eles às vezes são apenas enriquecidos com farinha integral). Aumentei o consumo de grãos como grão de bico e lentilha. Diminuí o uso do sal e troquei o refinado pelo marinho. Passei a consumir carne vermelha apenas 2x na semana (ou nenhuma, prefiro frango e peixe mesmo). Eliminei doces e refrigerantes de qualquer tipo. Policiei o tanto de água que eu ingeria, procurando me hidratar com no mínimo 2L por dia. E passei a tomar mais chás bem quentinhos, aproveitando que comecei minha reeducação numa época de frio!

5) Contei também com o auxílio de alguns livros de receitas, em especial um que minha cunhada me emprestou com dicas fantásticas para quem, como eu, estava começando um reeducação alimentar (da Editora Vozes, Reeducação Alimentar). Esse da Confeitaria Dukan, ainda não fiz uso, mas peguei uma promoção que não resisti hihihi 

6) Passei a fazer atividade física: o primeiro passo foi me matricular numa academia; depois foi vencer cada desculpa que procurava todo dia para não ir; em seguida, teve o estágio de até ir, mas ir bem rapidinho porque tinha outros afazeres, até que chegou o dia em que eu observei que quem se dedicava, estava com um corpo bem melhor que o meu e que eu também poderia me dedicar mais :P
Hoje vou todo dia, de segunda a sexta, às vezes aos sábados e domingos!!

7) Eu procuro programar o cardápio da semana para não perder muito tempo na cozinha. Antecipo minhas compras da semana no sábado ou domingo, e tiro algumas horas deles para me adiantar cozinhando meu frango para congelar em porções, separando e higienizando as saladas. Uma dica bem legal de congelamento e que eu desconhecia, é sobre a mandioca (ou macaxeira, ou aipim): congelo ela já descascada e lavada, e quando for usar, basta colocar a danada congelada mesmo na água já fervendo. É super prático e rapidinho ela cozinha, nem precisa de panela de pressão. Gostei mais do que congelar já cozida!

8) Quando notei que eu estava mudando, passei a fazer fotos comparativas de antes x depois para que eu pudesse medir minha evolução e confesso que fiquei passada hihihi tanto positivamente com meus resultados quanto como eu pude ter me deixado chegar aonde cheguei e, definitivamente, não pretendo mais voltar!
Essa é uma das primeiras montagens que fiz e acreditem que na segunda foto ainda estava bem longe de onde estou hoje e bem melhor do que estava em Dez/12, que é a primeira foto!

Enfim, não sei se ter compartilhado essas minhas experiências possa ajudar, mas como muita gente me pergunta qual meu segredo, apenas quis mostrar que não tem segredo e sim muita dedicação, foco, força de vontade e fé, fé em mim, na minha capacidade de alcançar aquilo que eu quero. 

Um beijo!!









4 comentários:

  1. Amiga, o início é sempre muito difícil e eu acho que o mais complicado é lidar com tantas dúvidas ...mas com o tempo vamos aparando as arestas e o mais importante aprendendo a nos alimentar com qualidade e quando dizemos algum não sabemos o porque não é?Parabéns pela disciplina e pelo foco!

    ResponderExcluir
  2. Você não sabe se ajudou alguém????
    Você "alumiou" meus caminhos rsrsrrs.
    Tô passando por todas essas dúvidas e problemas e ler tudo isso me ajudou muuuutchô.
    Valeu por compartilhar :-)
    Bjus

    ResponderExcluir