Translate

terça-feira, 22 de julho de 2014

Café da manhã

E para quem me pergunta como mudei meus hábitos alimentares no café da manhã, trago hoje algumas das minhas opções...elas foram sendo introduzidas no meu cardápio a tal ponto que hoje não sinto a menor falta daquele tal pão francês, quentinho e cheiroso, que invadia minha casa todo santo dia hehehe (pior é que falo sério...hoje eu o vejo com outros olhos :P)

Opção 1 - Omelete
O ovo, que até pouco tempo atrás era um grande gande vilão, vem sendo apresentado mais como um aliado do que um inimigo. É uma importante fonte de proteína, um alimento considerado bom para a visão, para o cérebro e muito importante para a recuperação muscular de praticantes de atividades físicas (um único ovo contém 6gr de proteína e todos os aminoácidos essenciais). Também contribui para o aumento do bom colesterol (HDL).

Modo de fazer: 04 a 06 ovos (sempre uso na proporção de meio a meio sem a gema), sal e pimenta. Bato no mixer até ficar bem cremoso, quase que dobrar de volume. Frigideira em fogo baixo ou forno em assadeira de silicone. Pode-se colocar queijo, abobrinha, berinjela, pimentão, brócolis, espinafre...enfim, o que você preferir ou puder!


Opção 2 - Tapioca
Hummm...aposto que já cresceu os olhos pensando nela com leite condensado, doce de leite, brigadeiro...na, na, ni, ná, não...não pode hihihi Daí ela tem efeito contrário e ajuda na engorda né? Tem que ter consicência! A tapioca é uma grande aliada de quem faz dieta por ser uma fonte de carboidrato de baixas calorias (50gr = 70 cal, 14 gr de carbo, 1,6 gr de proteína, vitaminas B1, B6, B9, cálcio, ferro), é de fácil preparo e vai bem com uma fruta ou geléia sem açúcar, tanto quanto com um frango desfiado. Por ser pobre em fibras, acrescento à minha tapioca, 01 csob de chia.

Opção 3 - Pão fake

Muito conhecido por quem segue a dieta Dukan, ele também é uma excelente opção para o café da manhã e o que prefiro oferecer aos meus filhos como substituição do pãozinho. Basta olhar a segunda foto que você percebe um belo de um misto quente feito com ele.

Modo de preparo: 01 ovo inteiro, 01 clara, 01 cs iogurte desnatado ou 01 cs de requeijão zero ou lac free ou grego zero (já fiz com todos), 01 cs aveia, 01 cc de fermento em pó, sal (se quiser, eu não coloco). Bata tudo no mixer ou com fuê e leve ao microondas por uns 2 minutinhos (isso depende de cada micro, pode ser mais...). Quando você perceber que ele está sequinho por igual, já está pronto. Eu gosto de levá-lo ao tostex depois para pegar uma corzinha. Depois, passo cottage lac free ou geléia zero açúcar.
Agora a pergunta: qual a vantagem desse pão? Está na aveia! Ela é um cereal rico em fibras, pode ser encontrada na versão sem glúten, traz saciedade e ajuda no bom funcionamento do trânsito intestinal.
(30 gr de aveia = 118 cal, 20 gr carbo, 4,2gr proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, sódio).

******************

Para cada uma dessas opções, às vezes eu acrescento meio mamão papaya, ou 01 kiwi, ou uns 6 morangos. Depende do meu obejtivo com a minha dieta...mas isso quem pode orientar você é apenas um profissional da área de nutrição ou medicina esportiva. Também não tomo leite, eu não gosto! Prefiro um café puro e forte!

*******************

Lembre-se que meu intuito é mostrar para vocês como consegui mudar meus hábitos alimentares e me tornar uma pessoa mais saudável. E aliada a tudo isso, está a atividade física...ela é tão fundamental quanto uma boa dieta!! E você não precisa ir para uma academia e fazer aulas com personal como eu optei, você pode caminhar por um parque perto da sua casa, andar de bicicleta, trocar o elevador pelas escadas...enfim, movimentar-se!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário