Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Torta fake de maçã e canela

Não sei vocês, mas eu amo comidinha quente em dias frios, seja doce ou salgado, daquelas que aquecem corpo, coração, lembranças! O tipo de calor que a gente encontra em comida de vó, sabem? A minha por sinal, era uma cozinheira de mão cheia, assim como minha mãe e minha tia (eu sou a única mais ou menos hihih) e quando ela fazia torta de maçã à moda alemã, lá das suas origens (o famoso apfelstrudel), era dia em que os anjos cantavam hihihi 
A receita da torta da vovó foi com ela para o céu, então a gente tem que se contentar com outras opções e eu atualmente, com uma mais fit possível, né? hihihi E acreditem, ficou bem boa, viu? Eu sugiro que arrisquem e testem, acho que vocês vão aprovar :D

Ingredientes:
> 1/2 maçã cortada em fatias não muito finas
> 01 cc manteiga ghee (receita aqui ou use a tradcional sem sal, se preferir)
> canela em pó a gosto
> mel (opcional - já fiz com e sem, e dá certo dos dois modos)

> 01 ovo inteiro + 01 clara
> 01 cs farinha de aveia (ou farelo de aveia ou outra farinha do bem)
> 01 cs adoçante culinário (ou demerara ou mascavo - adoce ao seu gosto)
> 01 cc fermento em pó


Modo de preparo:
Coloque o ghee na omeleteira antiadetente, com as maçãs, salpique canela. Deixe em fogo baixo enquanto prepara a massa.

Bata com fuê ou no mixer, os ovos, a aveia, o adoçante, a canela e o fermento até ficar parecendo uma espuminha. Jogue por cima das maçãs, tampe a panela e mantenha em fogo baixo, sempre! Após uns 3 minutinhos dê uma olhada e vire (a massa já deve estar sequinha e soltando da frigideira).

Vire-a num pratinho de sobremes, salpique mais canela, finalize com uma "bola"de coalhada lacfree da Verde Campo (ou iogurte de sua preferência) e permita-se um fiozinho de mel hihihi Você também pode finalizar com chia, como a da primeira foto!!


Agora me permitam fazer um breve relato sobre minhas experiências durante a minha RA, e tirar algumas dúvidas que muita gente vem me perguntando:

1) Já falei que o processo é lento, que não é fácil, que você pode (e deve) ter recaídas, mas se você não se cobrar e não se levar a sério, não vai sair do lugar e vai continuar sempre no efeito sanfona. Aprenda a dizer "não, não quero!"sem remorso...eu, por exemplo, fiquei 06 meses sem colocar nenhum tipo de doce na minha boca, nem nada alcoólico...e já faz um ano que não tomo refrigerante de nenhum tipo...

2) Sim, as receitas fit, diet, light são diferentes! Nem todas causam aquela tremedeira de emoção ao comer hihihi mas nenhuma vai te trazer mal estar, dor de cabeça, ressaca, queimação, azia ou não te deixar dormir porque pesou no estômago!! "Coloque na balança" o que você prefere e vai ser feliz! Eu, escolhi ser mais leve e ouvir meu médico dizer que meus exames estão excelentes, não tenho mais azia, não sofro mais com os gases hihihi e meu marido se libertou do Omeprazol (remédio diário para quem sofre de azia)!!

3) Com o passar do tempo, descobri novos sabores e novos prazeres (academia é um deles), que me permitem hoje ir a uma festa, por exemplo, sem cometer exageros e comer como se fosse o último dia do mundo hihihihi e selecionar sem culpa o que comer, ou não!! Como eu digo, os benfícios são apenas meus, só eu sei o que me faz bem ou não, só eu sinto...e por isso repito: permita-se, depende só de você!!

Enfim, o importante é ser feliz! E cada um sabe do seu modo de ser feliz!

Beijo





2 comentários:

  1. Me permita dizer que morro de inveja da sua força de vontade e perseverança....
    Um dia eu hei de conseguir também!

    ResponderExcluir
  2. Oi amora, vou fazer a sua torta amanhã porque amanhã é domingo e eu amo torta de maçã.
    O que vc falou é uma realidade, algumas receitas não são as melhores coisas do mundo, mas da para ser feliz !
    Bjkas

    ResponderExcluir