Translate

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Receitas para um final de semana saudável

Muitos me perguntam como comecei minha reeducação alimentar, que dia, mês...e eu sempre digo que meu "start" caiu de pára-quedas na minha vida, mas lembro que o primeiro dia de uma alimentação mais saudável foi numa segunda-feira...aliás, todas as segundas da minha vida, até então, eram até que "saudaveizinhas" hihihi afinal eu jacava todo final de semana e me sentia compensada quando no começo da semana eu me entupia de salada e de frutas!! Alguém se identifica? 

Enfim, minha proposta é que você, que sempre me pede uma dica ou um auxílio, inove e reinvente-se num sádado ou num domingo, por que não?? Não temos dia para nos amar...é uma relação que deve ser cultivada todos os dias, com muito carinho, e cuidar da nossa alimentação é uma grande prova desse nosso amor por nós, por esse templo que nos pertence única e exclusivamente!!

Comece seu dia com uma crepioca. Não tenha preguiça de "botar a mão na massa"...com o passar dos dias você prepara sua omelete ou sua panqueca ou sua crepioca na mesma velocidade em que passa manteiga no pão.
Use apenas um refratário e um garfo, ou como eu, use o mixer (aliás ele está sempre à mão) para beter: 01 ovo inteiro + 01 clara + 01 cs tapioca + 01 cs polvilho azedo + sal moderado + pimenta + sementes de chia  opcional. 
Misture bem e leve a uma frigideira anti-aderente em fogo baixo (eu faço num omeleteira, aquela que na verdade vem duas frigideiras).
Como recheio gosto de usar creme de ricota light. Poderia ser cottage, requeijão light, tomatinhos, atum...


*********



O almoço não tem muito segredo: um pouco de carbo do bem, proteína (ovos, frango, peixe ou carne magra), legumes e muita verdura. Ah, mas o que é carbo do bem?? Tentarei explicar de uma forma bem simples: temos dois tipos de carboidratos, os simples e os complexos. Os simples (farinha branca, arroz branco, batata inglesa, açúcar refinado, e um monte de outros alimentos que você adora e que te dão uma preguiça depois que você come), são digeridos e absorvidos mais rapidamente pelo nosso organismo, são ricos em calorias mas pobres em nutrientes, aumentam a produção de insulina pelo pâncreas, o que por sua vez, aumenta o risco do desenvolvimento de doenças e da obesidade. Os complexos, por terem baixo índice glicêmico (isso é a capacidade de um alimento elevar a quantidade de açúcar no sangue), são absorvidos mais lentamente, eles também possuem mais fibras, por isso colaboram na melhora no funcionamento do intestino; são eles: vegetais, legumes, feijões, sementes, nozes, grãos integrais, frutas frescas, batata doce.

Já para o jantar, eu diminuo a quantidade de carbo e me acabo num prato de salada com frango desfiado ou numa omelete de 7 claras hihihi


*********

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças? É gostoso, é prazeroso...pode dar mais trabalho no começo, mas depois que você percebe e sente os resultados, não quer mais parar.
E fique com mais esse incentivo:
Só para lembrar: 1)juntos, eliminamos mais de 50Kg. 2) Alimentação saudável está sempre aliada à atividade física; uma complementa a outra, sempre.

E então, vale a pena??

Permita-se!

Bom final de semana.












Nenhum comentário:

Postar um comentário